Que é o ser humano?
- Leonardo Eidi Matsumoto
- 27 de out. de 2023
- 1 min de leitura
O médico, antes de tudo, cuida de um ser humano e, aquele que, diante do paciente, só vê doença, está automaticamente amputando a pessoa humana a um aspecto mínimo do que ela realmente é. Não aprendi isso na faculdade de medicina, nem conheço alguém que tenha aprendido. Lá estudei muita anatomia, fisiologia, bioquímica, patologia, mas, em nenhum momento foi ensinado sobre o objeto próprio do nosso ofício - o ser humano de forma integral.
Nós não somos só matéria, não somos apenas nosso corpo e suas reações bioquímicas. Também não diria que somos nossos sentimentos, porque alegria, tristeza, raiva, angústia, medo, são comuns a todos nós e os experimentamos da mesma forma. O que nos difere e nos torna únicos é a nossa Narrativa. É a história contada desde o dia que nascemos, a forma como fomos criados, os sofrimentos que passamos, as tragédias que suportamos, as escolhas que tomamos, o caminho que trilhamos até o presente momento.
Se um médico não consegue ver tudo isso no momento que o paciente entra no seu consultório, bom, ele precisa começar a treinar seu olhar.
Comentarios